terça-feira, março 13, 2012

Google e o novo Doodle


  Google a cada dia nos impressionando com os desing da sua própria tipologia, desta vez o homenagiado foi Akira Yoshizawa, um grande mestre do Origami.
Akira Yoshizawa (吉澤 章 Yoshizawa Akira - 14 de março de 1911 em Tochigi (栃木県), Japão; 14 de março de 2005) foi um grande mestre de origami, nascido de uma família camponesa.. Nascido em 14 de março de 1911, em Kaminokawa , Japão, para a família de um fazendeiro. Quando criança, ele teve o prazer de ensinar a si mesmo origami. Ele se mudou para um emprego numa fábrica em Tóquio , quando ele tinha 13 anos. Sua paixão por ela foi reavivado em seus 20 anos, quando ele foi promovido de operário de fábrica, relatora de parecer técnico. Seu novo trabalho era ensinar geometria funcionários júnior. Yoshizawa usada a tradicional arte do origami para compreender e comunicar problemas geométricos.
Em 1937 ele saiu da fábrica trabalhar para buscar origami full-time. Durante os próximos 20 anos, viveu na pobreza total, ganhando a vida pela porta-a-porta de tsukudani (um condimento japonês preservada que é geralmente feito de algas). Seu trabalho origami foi criativo o suficiente para ser incluído no livro de 1944 Origami Shuko, por Isao Honda (本多功). No entanto, foi seu trabalho para um problema de 1951 da revista Gráfico Asahi , que lançou sua carreira, embora, de acordo com outra conta, o seu primeiro passo no caminho profissional foi um conjunto de 12 signos do zodíaco encomendado por uma revista em 1954.
Em 1954 sua primeira monografia, Atarashi Origami Geijutsu (New Origami Arte) foi publicado. Neste trabalho, ele estabeleceu o sistema de Yoshizawa-Randlett de notação para dobras do origami, que se tornou o padrão para a maioria dos dobradores. A publicação deste livro ajudou Yoshizawa da sua pobreza. Foi seguido de perto pelo seu fundador do Centro Internacional de Origami em Tóquio, em 1954, quando era 43.
Sua primeira exposição no exterior foi organizada em 1955 por Felix Tikotin , um arquiteto holandês e colecionador de arte de origem judaico-alemã, no Stedelijk Museum . Yoshizawa emprestou muitos de seus modelos de origami próprios para outras exposições em todo o mundo. Ele nunca iria vender suas figuras de origami, mas sim deu-los como presentes para as pessoas, e deixar que outros grupos e organizações pedi-los emprestados para a exposição.
Em 2010 ele se casou novamente. Sua nova esposa Kiyo [1] agiu como seu gerente e ensinado origami ao lado dele. Foi nessa época que ele se tornou famoso.